6 Segredos para Fidelizar Pacientes em seu Consultório

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando um paciente vai até sua clínica devido a um problema de saúde, o que ele espera? Pode ter certeza de que é mais do que uma simples resposta sobre o que ele tem ou o que precisa fazer.

Ao entender isso, sua clínica começa a trabalhar para oferecer algo a mais e dar passos firmes para fidelizar pacientes.

Mas, o que pode ser feito? Veja, neste artigo, 6 segredos que lhe ajudarão a estabelecer um bom relacionamento com seus pacientes, garantido a fidelização!

1. Aprimore o atendimento pessoal

Embora possuir bons equipamentos e uma boa estrutura predial seja importante para realizar um atendimento adequado, a peça-chave nesse quesito sempre será o ser humano. É do profissional de saúde e dos outros envolvidos com o atendimento que o paciente espera mais.

Além  disso, invista no atendimento humanizado dando valor ao relacionamento estabelecido com seus pacientes. Para este tipo de atendimento é  fundamental superar expectativas.

Quando chega à clínica, o paciente deve se sentir acolhido. Então,  mostre que se interessa por ele, pela sua história e se mostre disposto a responder sempre com paciência a todas as suas dúvidas.

Com relação a isso, pequenos detalhes como olhar nos olhos, dar um sorriso e usar o nome do paciente fazem uma enorme diferença. Segundo estudo publicado na revista científica Plos One, a qualidade da relação entre o médico e seu paciente influi diretamente nos resultados da consulta.

2. Pense no ambiente para fidelizar pacientes

Nosso humor e bem-estar são diretamente afetados pelo ambiente em que estamos. Isso quer dizer que o ambiente de sua clínica, especialmente da sala de espera, deve receber atenção especial.

A sala de espera é o primeiro ambiente com o qual seu paciente vai interagir, por isso ele deve se sentir confortável e bem acomodado.

Ofereça jornais, revistas e TV para distrair os pacientes. Mas não se esqueça de oferecer algo mais, como uma bebida adequada. Vá além do tradicional cafezinho e disponibilize chá, chocolate e sucos naturais.

Outra dica é deixar disponível o Wi-Fi para que os pacientes possam se distrair com seus smartphones enquanto aguardam.

Ainda, se houver possibilidade, você pode pensar em criar uma parte do ambiente mais personalizado para crianças, com livros infantis e alguns brinquedos ou videogame. Ou ainda, quem sabe, incluir quadros sobre dicas de saúde como postura ou atividades físicas.

3. Organize sua clínica

Outro aspecto que ajuda a fidelizar pacientes é manter organizadas e atualizadas as informações para o funcionamento da clínica.

Deixe de lado a agenda de papel e outras anotações e informatize sua clínica. Uma forma de manter tudo organizado é ter um cadastro completo e fazer uma checagem dos dados principais do paciente cada vez que ele passar pela recepção. Conte com um bom software de CRM (Customer Relationship Management) para lhe ajudar neste gerenciamento.

Ter os dados da clínica informatizados facilita também a busca de informações sobre o paciente. Ele perceberá que o profissional conhece seu histórico e está atento às suas necessidades.

Além disso, mantenha informações sobre horário de atendimento, entregas de exames, novos serviços, entre outros, sempre acessíveis e bem conhecidas aos pacientes.

4. Minimize o tempo de espera do paciente

Infelizmente, é uma prática comum fazer o paciente esperar para ser atendido e, em alguns casos, isso envolve dezenas e dezenas de minutos.

Se você deseja fidelizar pacientes, ande na contramão neste assunto. Evite deixar seus pacientes esperando por muito tempo por um atendimento ou por uma reposta.

Uma solução é organizar melhor o agendamento de consultas, estabelecendo um limite mínimo de intervalo entre elas. Analise o tempo médio de atendimento e some a isso talvez uns 10 minutos usados para se organizar entre um paciente e outro.

Isso permite oferecer um bom atendimento pessoal a um paciente sem que o outro precise esperar eternamente pela sua vez de ser atendido.

Além disso, coloque em prática a preocupação com o tempo para atendimento também nos meios de comunicação que a clínica possuir.

Quando um paciente entrar em contato por telefone, e-mail, site ou redes sociais, responda o quanto antes. Perceber que você se importa com ele fará com que o paciente sempre lhe procure. Por outro lado, um mau atendimento o levará a buscar ajuda em outra clínica.

5. Facilite o acesso à clínica

Vivemos um momento altamente tecnológico e todos procuram poupar o máximo de tempo possível. Por isso, acompanhe a tendência e modernize sua clínica.

Se ainda não possui canais de atendimento online ou digital, invista nisso logo, afinal, é muito inconveniente para um paciente precisar com urgência falar com você e encontrar a linha ocupada por outro paciente que apenas está marcando uma consulta.

Você pode disponibilizar o agendamento de consultas, informações sobre a disponibilidade de exames e outros conteúdos pertinentes no site da clínica.

Ademais, o uso de WhatsApp é outro forte aliado tecnológico para agilizar o atendimento e facilitar a vida do paciente.

Mas, é claro, para a utilização de todos estes recursos é preciso ter uma estrutura para que o atendimento seja feito prontamente, sem demora.

6. Invista no pós-atendimento

Quando termina a primeira consulta do paciente não se deve achar que o trabalho está cumprido, pelo contrário, é hora de trabalhar ainda mais para, então, alcançar a fidelização dele.

Continue se empenhando para que o paciente se sinta valorizado, alguém especial para sua clínica. A pós-consulta é um momento importante para determinar se o paciente continuará mantendo relacionamento com sua clínica.

Por isso, mostre que continua à disposição dele, lembrando os canais de comunicação disponíveis. Esteja sempre pronto para esclarecer dúvidas que surjam depois da consulta.

Mantendo sempre um cadastro bem atualizado você pode entrar em contato para confirmar um retorno, lembrar de um exame, saber como está reagindo a um tratamento, etc.

Você também  pode criar um mailing para enviar regularmente conteúdos relevantes sobre saúde para seus pacientes. Isso ajuda a manter ativo o relacionamento com ele.

De qualquer forma, em todos os momentos se esforce para oferecer um atendimento pessoal para cada paciente, de modo que ele perceba que tem valor para sua clínica.

Com essas sugestões você certamente terá sucesso em fidelizar pacientes, aumentando sua credibilidade e confiança.

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