Anamnese Motivacional: Uma Ferramenta dos Profissionais de Saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

Estamos em uma época onde a saúde se faz cada vez mais importante!
Com a idade e até mesmo pelo desgaste corporal, um indivíduo pode adquirir problemas de saúde, ter dores crônicas, sentir dores nas costas, dor de coluna e em outras partes do corpo, que acaba prejudicando a boa performance.

A anamnese vem como parceira para a solução desses problemas e para que possamos transmitir o verdadeiro entendimento e necessidade dela ser feita, precisamos partir do princípio de sua explicação, ou seja, qual sua importância e indicações.
Vamos lá?

Do que se trata então a anamnese?

Se trata de um histórico que informa todos os sintomas sentidos pelo paciente. A anamnese é diferente do exame físico, mas possui grande valor para profissionais de saúde e pacientes, pois é onde são resumidos aspectos que impactam o paciente.

Como acontece o processo de anamnese?

O especialista em questão fará uma série de perguntas para o paciente. Como se fosse uma entrevista. Dessa forma, o profissional da área da saúde, começa a fazer o diagnóstico de forma precisa e detalhada.
Dentro dessa anamnese corporal, o profissional de saúde identificará a doença, bem como conseguirá traçar todas as suas causas, podendo passar o melhor tratamento para o paciente.

Nessa anamnese vários aspectos, como hábitos, rotina, incômodos, de natureza física e emocional serão todas avaliadas. Assim, qualquer área da saúde poderá ser beneficiada, já que a anamnese é indicada em qualquer quadro clínico e em qualquer área da saúde.
Para se ter uma breve visão de como acontece a anamnese motivacional, demonstraremos alguns passos, como:
• Identificação do paciente.
• Hábitos do paciente.
• Suas queixas iniciais.
• História da doença.
• Histórico familiar de doenças.
• Histórico pessoal de doenças.
• Exames físicos.
• Checagem Emocional.
• Diagnóstico.

Anamnese positiva

Quando um profissional da saúde trabalha com a anamnese positiva, ele “vai tocar” nas dores do paciente. E o que isso quer dizer?
Que serão analisados todos os fatores que possam ter levado aquele indivíduo ao atual estado de dores.
Depois disso analisado, o profissional deve levar o paciente a ter uma visão positiva de futuro.
Como assim?
O profissional precisa primeiro estimular o paciente a ver ações benéficas, numa realidade desejada, diferente da atual. Exemplo:

“Josefa, imagine poder praticar esportes, ou viajar sem o uso da bengala, ou ainda podendo brincar com seus netos, sem sentir dores nas costas”!

Ou seja, na anamnese positiva, o profissional de saúde deve conduzir o paciente numa visão de si mesmo de forma melhorada. Com uma vida saudável e sem dores.

Quando essa projeção é exposta, logo o paciente se vê motivado a ter um futuro diferente e sem dores. Isso quer dizer que ele terá objetivos para poder melhorar, tendo assim redução no abandono do tratamento e maior acompanhamento com o especialista em questão.

Assim é chamada de anamnese motivacional ou anamnese positiva, já que o profissional de saúde deverá sempre mostrar o lado positivo, onde o paciente terá sim, uma vida saudável, mais produtiva, com menos cansaço e desmotivação.
Portanto, a partir dessas indicações, é que o profissional terá condições equilibradas de orientar o melhor tipo de tratamento para cada caso.

Ficou claro? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e ficaremos felizes em esclarecer sua dúvida!

Treinamento do Conceito SIn clicando aqui!

Deixe aqui o seu comentário
Deixe aqui o seu comentário