As Bactérias do Intestino Como Causa das Dores

Tempo de leitura: 2 minutos

Bactérias podem causar dores em nosso corpo?

Considerar que bactérias possam causar dores em nosso corpo pode suscitar inúmeras dúvidas de intervenção terapêutica diante de inúmeras já existentes mas… Como eleger a melhor estratégia? Acredito que você pode ter pensado, neste exato momento, em uma série de técnicas e ações profiláticas para a questão. Você tem razão mas quais deveriam ser as estratégias, em torno da causa, a serem utilizadas pelos profissionais de saúde?

A literatura científica vem trazendo mais e mais trabalhos que correlacionam as bactérias do nosso intestino com alterações emocionais do tipo ansiedade e depressão.

Você considera, em sua prática clínica, que estes fatores podem desencadear ou acentuar quadros álgicos e outros prejuízos para a saúde?

Se sim, continue lendo este texto até o final para aumentar os seus resultados terapêuticos.

Mudanças na dieta tendem a modificar o equilíbrio das bactérias no intestino e, através daí, por uma conexão já existente entre o intestino e o cérebro, influenciar e gerar comportamentos como ansiedade e depressão.

Influências das bactérias sobre o comportamento
As bactérias podem influenciar diretamente o nosso estado emocional e gerar dores pelo corpor

Embora muitos estudos já tenham comprovado as influências em animais, não é raro recebermos em nossos consultórios relatos de pacientes que se tornaram mais estressados, ansiosos ou deprimidos depois de mudanças na alimentação ou uso de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios.

Existem sugestões na literatura de que o aumento da permeabilidade intestinal e a mudança na concentração de bactérias bacteriana possam induzir estados inflamatórios e dores em pacientes depressivos.

A neurociência tem inclusive estudado, aproveitando esses elementos já citados, o quanto os hábitos alimentares na infância contribuem, individualmente, a uma maior vulnerabilidade de doenças e transtornos psiquiátricos. A lógica é simples: entender a trajetória e a história do desenvolvimento da criança, assim como, fatores ligados a mudanças de alimentação, infecção e estresse pode determinar desordens de humor e de ansiedade.

Se você considera que estados emocionais alterados podem desencadear mudanças na produção de diferentes neurotransmissores que estão diretamente envolvidos no limiar da dor, você não pode deixar de considerar a alimentação que os seus pacientes utilizam assim como o uso de diferentes remédios.

O Conceito SIn visa propiciar ao profissional de saúde uma mudança no raciocínio terapêutico através de uma abordagem verdadeiramente global e integrativa.

Receba GRATUITAMENTE dicas e conteúdo de valor. Preencha agora os seus dados abaixo.
Deixe aqui o seu comentário
Deixe aqui o seu comentário