Fisioterapia : Abordagem integrativa.

Tempo de leitura: 4 minutos

Dores musculares, distúrbios e disfunções articulares, inflamações constantes e alterações posturais estão entre os sintomas de maior recorrência e busca pela intervenção das técnicas em Fisioterapia . Pacientes que cobram do fisioterapeuta tratamentos não convencionais, uma vez que seus sintomas surgiram a partir de questões integradas aos setores mais amplos de suas vidas.

Quadros deste tipo exige do Fisioterapeuta relações interdisciplinares com outros profissionais, qualificando tratamentos e criando novos campos de atuação.

 

De uma forma geral a fisioterapia contempla uma modalidade que é denominada de terapia manual que é caracterizada especificamente pela aplicação das mobilizações e manipulações articulares, cujos principais objetivos são tratar as disfunções articulares que limitam a amplitude de movimento que podem ter sua origem devido a alterações estruturais ou mecanismos de defesa do corpo que irão levar a um quadro de disfunções como perda da mobilidade e alterações musculares. O futuro dos profissionais de saúde e de além do conhecimento da sua área de atuação bem estabelecido, precisa conhecer para indicar no momento devido a contribuição de outros profissionais realizando um trabalho integrado.

Para melhor compreensão desta abordagem, citaremos alguns exemplos que aproximam a fisioterapia de uma abordagem mais integrativa e multidisciplinar.

 

Fisioterapia e Psicologia: Um corpo e mente saudável

 

Já parou para pensar que durante o ano, em momentos de festas ou de tensão é comum surgir doenças musculares? Muitas vezes, devido o stress do dia a dia, podem surgir dores musculares, nódulos e até o enrijecimento dos músculos, ocasionados por fatores emocionais. Sintomas as vezes simples, mas podem tornar-se graves e crônicas. Através de um acompanhamento psicológico associado ás técnicas especificas da fisioterapia manual, o paciente poderá de forma mais rápida solucionar as dores corporais, muitas vezes ocasionadas por fatores emocionais. Os resultados costumam ser muito eficientes, além de, serem comprovados cientificamente.

 

Fisioterapia e Nutrição

 

Todos os dias nosso organismo trabalha renovando milhões de células em diferentes órgãos. Para que isso ocorra, seu corpo precisa de nutrientes, que são obtidos a partir de uma alimentação balanceada. Também é interessante notar que certos alimentos podem desencadear ou mesmo agravar um processo inflamatório no corpo. O estado de inflamação no corpo ocasiona uma necessidade do corpo em se adaptar a essa nova condição, fazendo com que as intervenções fisioterapêuticas não tenham o sucesso esperado sem que haja também um equilíbrio nos hábitos alimentares do paciente.

 

Fisioterapia e Odontologia

 

A relação entre a articulação temporomandibular (ATM) deve ser considerada, uma vez que disfunções nesses processos podem ocasionar complicações não apenas no pescoço como também na coluna vertebral e demais segmentos corporais. Hábitos diários simples como o processo de abrir e fechar a boca, como o falar, o comer, o beber, o beijar, o sorrir e o bocejar, podem gerar repercussões negativas que serão traduzidas em dor e tensões musculares. Este fator pode ser comprovado a partir do mapa da oclusão desenvolvido pelo Conceito SIN (saúde integrativa), que correlaciona tensões musculares específicas com o desequilíbrio em dentes específicos. Essas alterações serão responsáveis pela diminuição da mobilidade corporal e consequentemente quando não restauradas comprometem qualquer técnica manual realizada no intuito da sua normalização.

Atm e postura

Conclusão

 

Diante desses fatos a Fisioterapia integrativa, que como o nome já diz, integra outras áreas, profissionais e novas metodologias com o intuito de melhorar ou até mesmo acelerar o tratamento de diversas patologias. Desta forma o tratamento com base apenas nas técnicas manuais e recursos específicos se tornam incompletos e necessitam da troca de conhecimento interdisciplinar que trarão resultados mais rápidos e eficazes.

Essa é a proposta do Conceito SIn! Trazer o paciente para o centro da atenção! Permitir a troca de experiência de fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, médicos, nutricionistas dentre outros profissionais de saúde, para beneficiar sempre o paciente com um atendimento integrativo. Quer participar do maior e mais completo programa de treinamentos para profissionais da saúde? Clique aqui!

Deixe aqui o seu comentário
Deixe aqui o seu comentário