Gatilho da Reciprocidade – A Importância do Doar

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Você pode nem imaginar, mas saiba que o gatilho da reciprocidade pode ser mais proveitoso do que outros métodos aplicados para conversão.

O gatilho da reciprocidade possui algo de grande importância: valor atribuído. Isso quer dizer que toda vez em que você aciona esse gatilho, passa a desenvolver nos clientes de sua clínica, uma percepção sensível e positiva de sua organização.

Esse tipo de gatilho mental vem associado ao da amizade, justamente porque no ato de recompensar alguém, é quase que instantâneo ver naquilo, uma atitude de boas práticas e doação.

Portanto, conquistar um cliente através dessa fórmula, se torna muito mais simples.

Por que o gatilho da reciprocidade conecta?

As pessoas são recíprocas, adoram recompensas e ações benéficas. A reciprocidade leva em conta o que as pessoas veem como bondade de uma ação, bem como pela sua intenção subjacente.

O ato de presentear sempre foi visto como algo positivo e que vale a pena. Por isso quando uma pessoa se sente feliz pela outra, geralmente a ela é dada uma contribuição. As empresas aprenderam sobre a importância de serem recíprocas, foi então que surgiu brindes e ações que motivam o bom relacionamento entre organização e cliente.

As clínicas e consultórios perceberam nessa prática uma boa solução e estratégia não somente para atrair mais clientes, mas também para fortalecer laços e possuir maior influência na fidelização dos pacientes.

A psicologia das emoções com base na reciprocidade

Reciprocidade é uma resposta comportamental à bondade, compreende as intenções de justiça, de equilíbrio e de entrega. Existe uma grande evidência que indica que a reciprocidade é um poderoso determinante comportamental.

De acordo com a teoria humana, uma ação recíproca é modelada como a resposta comportamental a uma ação que é percebida como amável ou desagradável, a depender da situação.

Como usar o gatilho da reciprocidade para conquistar os clientes do consultório?

Em meio a tanta concorrência e com o mercado em crise financeira, o gatilho da recompensa/ reciprocidade promove ao cérebro a sensação de que vale a pena ir naquele local, pelo fato de que ali existe algo de bom, algo a mais… o famoso PLUS que todo mundo busca no sentido de leve 10, pague 5…

Quando sua clínica de saúde age com a estratégia efetiva de atração a partir do envolvimento emocional produzida por algum tipo de recompensa útil, seu cliente passa a enxergar sua empresa como uma benfeitora.

E que tipos de gatilhos da reciprocidade podem ser usados?

Se você já tem destaque e trabalhos voltados ao marketing digital em sua clínica de saúde, saiba que já nesse sentido é possível explorar muitas áreas, exemplo:

  • Você pode disponibilizar um e-book voltado a problemas dentários mais comuns em crianças.
  • Fazer vídeos sobre determinado assunto.
  • Recompensar seus clientes com um workshop grátis.
  • Gerar conteúdo informativo de valor sobre as dores do seu público-alvo.
  • Dentre outros.

Essas são estratégias simples e que de maneira geral não se precisa investir muito para que o relacionamento com seu cliente se fortaleça.

É vital lembrar sobre a importância de atuar de forma inteligente com esse gatilho da reciprocidade, pois será ele quem será capaz de fortalecer seu nome/ marca, satisfazer uma ou mais necessidade da clientela, bem como mostrando que a clínica ou o seu consultório não está somente ali para vender um serviço, mas também para entregar algo DE VALOR!

Viu como é interessante atuar com o gatilho da reciprocidade? O Treinamento do Conceito SIn explica como você deve utilizar, com excelência, este recurso em sua prática profissional. Você aprenderá como ajudar pessoas a descobrirem novos padrões saudáveis de vida e gerar o gatilho da reciprocidade.

Então, se ficou dúvida, entre em contato, será um prazer ajudá-lo no desenvolvimento de seus negócios na área da saúde!

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