Nicho de Mercado – Qual é a Importância na Saúde?

Tempo de leitura: 4 minutos

É comum nos depararmos com a expressão “nicho de mercado”, em diversos textos e reportagens, cada dia mais se fala da importância quanto a definição do nicho. E no ramo de clínicas e consultórios isso não é diferente.

Para alguns leitores o termo já é bastante familiar, enquanto para outros ainda é algo novo.

Nicho se trata de um termo muito utilizado no marketing e que serve para falar sobre parte de um segmento de mercado, onde as pessoas e as necessidades são semelhantes

Quais são as características do nicho de mercado?

  • É uma pequena parte de um segmento de mercado, muito específica e personalizada
  • Geralmente consiste em pontos de necessidades muito específicas, que fogem de produtos e serviços padronizados.
  • Envolve geralmente operações especializadas e fornecedores capazes de atender as necessidades do consumidor.
  • Tem potencial para gerar lucros.

Normalmente as grandes empresas descartam o nicho de mercado, por ter que atender necessidades muito especificas, já que a maioria se concentra na produção em grande escala ou padronização, só que isso pode criar ótimas oportunidades para novos e pequenos empreendedores no ramo clínico.

Nesse caso, o empresário precisa estudar quais as possibilidades de atender as particularidades do público-alvo utilizando os serviços ou produtos da sua clínica ao favor do todo, ou seja: público e gestão corporativa.

No entanto, é necessário que seja bem definido e planejado, já que disso pode depender seu sucesso ou fracasso.

Ter boas idéias é importante, mas apenas isso não basta, a execução precisa ser consistente.

E antes de definir o nicho de mercado que pretende seguir, pare e reflita sobre algumas questões;

  1. Há procura pelo que você está oferecendo?
  2. Você tem habilidades ou conhecimento sobre o serviço ou produto?
  3. Qual será a especialidade? Um serviço? Um produto? Vários produtos?
  4. Já existe concorrência? Qual é o tamanho?
  5. Qual será o risco de entrar nesse mercado?
  6. Qual é o seu objetivo diante do mercado?
  7. Qual poder de compra do seu consumidor?
  8. Sua empresa será capaz de atender a área geográfica do seu nicho?
  9. Qual será seu diferencial?
  10. E se houver necessidade de mudanças e adaptações, será de fácil execução?

Após analisar todas as respostas sobre o nicho de mercado pretendido, aí já pode haver uma definição de produtos e serviços

E qual é a importância da definição do Nicho de mercado?


Em épocas de crise onde a concorrência é acirrada, definir e trabalhar um nicho, fugindo dos padrões e assim também dando um passo à frente da concorrência, pode trazer muitos benefícios a empreendedores que querem driblar as dificuldades.

Apresentar novas ideias e utilidades para os produtos e serviços que já oferecem ou até mesmo se dedicar a novos projetos é uma boa saída.

O mercado generalista e saturado de serviços e produtos padrões, oferece uma excelente oportunidade para aqueles que querem se concentrar em oferecer exclusividade, mais que isso, especializar determinado segmento para atender um consumidor seleto e exigente facilita o atendimento qualificado, apesar de exigir bastante em muitos aspectos.

Lembre-se que quanto menos explorado for o micro segmento que escolher, mais chances você tem de crescer e se desenvolver.

Contudo, é necessário entender se existe procura e público para o que está tentando comercializar, e também se as pessoas estão dispostas a pagar pelo diferencial que está oferecendo.

Ao definir o nicho de mercado, o empreendedor deve criar diferenciais únicos e difíceis de serem copiados pelo concorrente.

Uma vez escolhido e definido o nicho de mercado, fica muito mais fácil trabalhar suas particularidades, entender quais são os custos e os investimento necessário para empreender e traçar estratégias para tirar as ideias do papel.

A partir daí começa a construção e materialização do segmento, com um planejamento e especializações necessárias, podendo já pensar nas ações promocionais que irá apresentar aquilo que você tem a oferecer.

Ou seja, todo planejamento, adequação ao mercado, pesquisas e adaptação dependem da escolha do nicho de mercado. O empreendedor precisa estar muito seguro e apto a cumprir as necessidades do segmento escolhido, e claro, manter a visão ampla, em vez de achar que sabe de todas as coisas!

E agora com uma definição adequada, é hora de agir! Tem poder quem age! Construa o seu sonho e conte conosco para alcança-lo!

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