Por que o diploma não garante mais o sucesso do profissional de saúde?

Tempo de leitura: 6 minutos

Vivemos na era da informação, com um acelerado crescimento e integração de conhecimentos de todas as áreas. O que não é diferente na área da saúde. Diariamente surgem novas tecnologias, equipamentos e formas de venda que precisam ser acompanhadas para se destacar da concorrência.

Os trabalhadores de saúde, em busca de crescimento e aprimoramento profissional, procuram sempre estar atualizados por meio de pesquisas, cursos e congressos, para oferecer o melhor para seus pacientes.

Os conhecimentos adquiridos na formação e nas especializações convencionais de saúde, porém, não são o suficiente para garantir o sucesso na área. É preciso buscar habilidades em outras áreas para crescer como profissional, com melhora do atendimento e faturamento.

Neste post explicaremos um pouco sobre outras habilidades que são essenciais para o sucesso e crescimento na área de saúde e que fazem parte do Treinamento do Conceito SIn – Saúde Integrativa. Acompanhe!

Autoconhecimento

Um profissional deve procurar conhecer a si mesmo e suas emoções, para ser capaz de identificar suas qualidades, capacidades, defeitos e áreas nas quais deve melhorar.

O coaching profissional pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar o profissional a alcançar o autoconhecimento profissional e a entender qual o melhor caminho seguir, de acordo com as suas características, e como alcançar as metas que deseja na sua carreia.

No coaching são traçadas estratégias, prazos e resultados e são reforçados sentimentos de força e confiança, que impulsionam as capacidades e habilidades do profissional.

Inteligência emocional

Pessoas que têm a inteligência emocional desenvolvida têm maior chance de sucesso profissional, o que se destaca na área da saúde, na qual as relações humanas são diárias e frequentes.

A pessoa com essa qualidade consegue entender e lidar melhor com suas emoções e sentimentos. Isso é muito importante na saúde pois os profissionais lidam diariamente com outras pessoas em situação de sofrimento, muitas vezes.

É preciso desenvolver a empatia, motivação e autocontrole, características também necessárias para que o profissional saiba vender o seu serviço e aumente a fidelização dos seus clientes.

A inteligência emocional, apesar de ser mais desenvolvida em algumas pessoas, é algo que pode ser aprendido e aprimorado, por meio de cursos e especializações específicos para o treinamento dessa habilidade.

Rapport com o paciente

Criar uma relação de confiança e empatia com seus pacientes, é essencial para que um profissional de saúde se destaque e ofereça o melhor atendimento. E algumas técnicas podem ser aprendidas e utilizadas para que isso seja alcançado.

Rapport é um termo utilizado para se referir à técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa. No caso da saúde, depende da compreensão da realidade do paciente. Essa ligação que é criada ajuda o paciente a se tornar mais aberto e receptivo ao tratamento.

Existem diversas técnicas de rapport, mas uma das mais conhecidas é a de espelhamento. A partir dessa técnica, o profissional de saúde percebe a forma de comunicação verbal e não-verbal do paciente e a incorpora. Deve-se incluir:

  • contato visual;
  • expressão facial;
  • tom e volume da voz;
  • vocabulário;
  • gestos.

Marketing na saúde

O Marketing é uma ferramenta essencial para qualquer empresa ou profissional, para garantir sua conquista de mercado e permanência nele. Apesar disso, os profissionais de saúde ainda o utilizam pouco, por não conhecer seu significado e aplicação na área.

Suas ferramentas para a área de saúde podem gerar diversos bons resultados, principalmente na atualidade com o aumento da competitividade na área. Muitos profissionais capacitados oferecem serviços de alta complexidade e qualidade, e a utilização do marketing pode ser um diferencial.

Por isso, é muito importante que os profissionais busquem especializações para incluir em seu repertório técnicas de marketing em saúde para aumentar seu faturamento e diferenciar seu atendimento. O Marketing pode ajudar o profissional de saúde de diversas formas:

  • conhecimento de mercado e tendências nas diversas especialidades em saúde;
  • concorrência no mercado;
  • mídias sociais para a divulgação de serviços e produtos de saúde;
  • estratégias para captação e fidelização de pacientes; entre outros.

Empreendedorismo na saúde

Os profissionais empreendedores são aqueles que buscam mudar ou transformar valores, criando algo novo e diferente. Para empreender é preciso desenvolver habilidades e comportamentos específicos — que podem ser aprendidos.

Os profissionais da área de saúde, em geral, ainda são pouco empreendedores. Isso acontece pois geralmente estão focados em se aperfeiçoar tecnicamente, buscando apenas especializações que somem ao conhecimento específico da área.

Por isso, podem enfrentar dificuldades na hora de vender seus serviços e captar clientes, o que gera falta de reconhecimento profissional e até baixo retorno financeiro.

Cursos de empreendedorismo em saúde podem auxiliar o profissional de saúde a:

  • possuir iniciativa;
  • aproveitar as oportunidades;
  • ter uma postura de liderança;
  • fazer planejamentos e estabelecer metas;
  • ser dedicado ao que faz.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe exige algumas habilidades das pessoas envolvidas, para que aconteça de forma eficaz e harmônica. Entre elas, podemos citar:

  • habilidades de comunicação;
  • administração de conflitos;
  • proatividade;
  • confiança e aceitação do outro.

Na área de saúde, ele é essencial para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes e uma qualidade do trabalho para os profissionais envolvidos. Hoje em dia, busca-se ampliar a visão de saúde, entendendo que a saúde de um indivíduo depende de múltiplos fatores que precisam de diversas especialidades em saúde para serem entendidos.

Trabalhar em equipe não significa apenas trabalhar ao lado de alguém. Significa trabalhar junto, em busca de um objetivo comum. O profissional precisa de expertise para a clínica integrativa, já que durante a formação não é ensinado como lidar com as outras profissões de saúde. E essa habilidade também pode ser aprendida com especialistas.

É fácil perceber que o diploma na área de saúde não garante mais o sucesso profissional. É preciso buscar habilidades e conhecimentos de outras áreas através de cursos e capacitações, para continuar crescendo e inovando em seu consultório, clínica ou hospital. O aprimoramento técnico também é preciso e muito valorizado, mas não é o que basta para uma carreia ascendente.

Gostou de saber sobre outras habilidades necessárias para os profissionais de saúde? Gostaria de saber mais estratégias de para de tornar uma autoridade em sua área de saúde?

Se você quer saber mais sobre Como Aumentar as Receitas do seu Consultório ou Clínica, baixe agora o meu Novo Ebook com o Guia Prático para aumentar o faturamento do seu Consultório e ser mais valorizado…

=> Clique Aqui Para Baixar o Meu Novo Ebook!

Deixe aqui o seu comentário
Deixe aqui o seu comentário