Storytelling na saúde: saiba como histórias trazem lucro às clínicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Contar histórias tem se tornado uma das técnicas mais utilizadas por empresas de diversos segmentos para captar e fidelizar clientes. Nesse contexto, podemos ressaltar a importância e o quanto o storytelling na saúde pode trazer inúmeros benefícios para as clínicas.

Seja para explicar um procedimento, um exame ou um tratamento, esse recurso contribui para prender a atenção dos pacientes e fazer com que eles entendam claramente os seus problemas e as suas devidas soluções.

É fundamental utilizar o storytelling de forma ética e como um poderoso aliado para agregar valor à sua clínica. Para isso, é necessário conhecer melhor esse conceito e saber de que forma ele pode ser aplicado ao seu negócio.

Ficou interessado no assunto e quer aprender um pouco mais? Então, continue conosco e descubra como o storytelling pode fazer a diferença para os profissionais da saúde. Acompanhe!

O storytelling pode ser um excelente aliado da saúde

De maneira resumida, o storytelling é a arte de contar histórias, de forma que a narrativa seja envolvente e desperte o interesse nos espectadores do início ao fim. Como as pessoas têm o hábito de gostar de boas histórias, esse é um excelente recurso para prender a atenção delas.

No entanto, para que você obtenha sucesso, é necessário incluir um problema para gerar expectativa e fazer com que o público fique até o final, quando você contará a solução. Assim, a história pode ser verdadeira ou fictícia, contanto que você deixe isso claro para os seus ouvintes ou leitores.

No campo da saúde, essa técnica pode tornar uma consulta complicada e chata em uma verdadeira e interessante aula, em que os pacientes terão a oportunidade de descobrir, de forma empolgante e clara, quais são os seus problemas e quais as melhores formas de resolvê-los.

Assim, as pessoas sairão felizes do seu consultório e sabendo exatamente o que precisam fazer. Por outro lado, a sua clínica conquistará um paciente satisfeito e fiel, o que certamente potencializará os seus lucros. Um ótimo negócio, não acha?

Auxilia a explicar um procedimento

Você certamente já deve ter encontrado pacientes que têm grandes dificuldades para entender alguns procedimentos — como a realização de um exame, o diagnóstico de alguma doença ou até mesmo a necessidade de mudar os seus hábitos de vida.

Esses problemas, além de deixar as pessoas insatisfeitas, podem tomar grande parte do seu tempo e ainda causar interpretações erradas, fazendo com que os pacientes prossigam com os tratamentos de forma inadequada. Com o storytelling você pode facilitar as coisas e tornar a explicação de um procedimento muito mais didática e fácil de ser compreendida.

Se o paciente está com uma dor e precisar fazer um raio-X, por exemplo, você pode contar como um parente descobriu e tratou de um certo problema porque o diagnosticou logo cedo, por meio desse mesmo exame que ele precisará fazer.

Além de sentir mais confiança, as pessoas certamente terão mais consciência do quanto é importante seguir as suas recomendações.

Ajuda as pessoas a mudarem os seus hábitos

Muitas vezes, alguns profissionais da saúde afirmam que a melhora dos pacientes depende exclusivamente das atitudes deles, que precisam mudar de vida e adquirir hábitos mais saudáveis.

Existe, porém, uma dificuldade enorme em convencer as pessoas a mudar os seus comportamentos. Não basta apenas falar. É necessário também saber explicar as vantagens, os benefícios e o quanto elas vão se sentir melhor. Nesse caso, contar uma boa história pode fazer toda a diferença.

Imagine que um paciente com pressão alta precisa diminuir a quantidade de sal ingerido e praticar exercícios. Se você disser a ele que você também sofria desse problema, mas seguiu todas as recomendações e se tornou uma pessoa nova, mais disposta, saudável e confiante, ele provavelmente vai se sentir mais motivado e determinado a fazer o mesmo.

Assim, você criará um vínculo importante, motivando o paciente e fazendo com ele volte à sua clínica sempre que precisar, pois saberá que você vai contar uma história inspiradora para que ele siga as suas recomendações.

Potencializa as chances de persuadir os pacientes

Se você ainda não consegue persuadir e convencer os seus pacientes, pode ser que você não esteja utilizando a abordagem correta. O que acontece em muitos casos é que alguns profissionais da saúde costumam ser muito diretos e objetivos, o que incomoda as pessoas e pode fazer até com que elas busquem outras opiniões.

Para contornar essa situação, é válido ressaltar a contribuição do storytelling para que você seja mais convincente. Uma dica é analisar o perfil dos pacientes e pensar em histórias que tenham afinidade com os hábitos e as características de cada um deles.

Para alguns, você pode simplesmente contar um caso interessante, mas para outros pode ser necessário fazer alguns desenhos, mostrar imagens, sons e vídeos. Nesse sentido, vale mencionar que aliar o storytelling com um pouco de criatividade é fundamental para ser mais persuasivo e, consequentemente, atrair e fidelizar mais pacientes para a sua clínica.

O storytelling na saúde contribui para uma vida mais saudável

Tão importante quanto conquistar as pessoas e potencializar os seus negócios, é ter a certeza de que os seus pacientes realmente ficarão mais saudáveis. Certamente, todo profissional da saúde tem essa grande preocupação e meta profissional.

Nesse sentido, podemos dizer que o storytelling também é uma técnica que contribuirá para o bem-estar geral. As histórias que serão contadas por você, sejam elas verdadeiras ou não, trarão benefícios tanto para a sua clínica quanto para a vida de inúmeras pessoas, que seguirão as suas recomendações.

Imagine se as suas histórias convencessem uma criança a fazer um exame sem chorar, se os seus casos ajudassem algum idoso a sempre tomar seus remédios corretamente ou até mesmo que algum conto seu contribuísse para que um paciente se recuperasse de uma grave doença? Seria fantástico, não é mesmo?

Portanto, tenha sempre em mente que aliar os seus conhecimentos com o storytelling só trará grandes vantagens para todo mundo. Você vai potencializar o lucro da sua clínica, melhorar o seu relacionamento com os pacientes e, ainda, tornar a vida deles mais feliz e saudável.

Gostou de conhecer essa técnica incrível? Então, agora que você já sabe da importância do storytelling na saúde, aproveite para baixar o e-book Aprenda como aumentar o faturamento em seu consultório. Esse guia prático e completo fará a sua clínica decolar de vez!

Deixe aqui o seu comentário
Deixe aqui o seu comentário